O Banco Central da China pode lançar sua própria criptomoeda em breve após o anúncio da moeda digital do Facebook ter aberto os olhos dos reguladores asiáticos.
Segundo informações do China Daily, especialistas consideram cada vez mais provável que Pequim lance sua moeda digital do banco central (CBDC) antes do facebook.
“Especialistas previram que, se as coisas correrem bem, a moeda digital apoiada pelo governo chinês pode sair antes do lançamento oficial de Libra”, escreveu a publicação.
O lançamento oficial da Libra, criptomoeda do Facebook, parece cada dia mais distante, dado que reguladores globais estão alvoroçados e tentando barrar a iniciativa, com a possibilidade de uma entidade privada tentar emitir uma moeda digital global.
A China assumiu uma posição única entre as potências mundiais ao tentar competir com a Libra. No início deste mês, o vice-diretor do banco central do país confirmou que seu ativo digital estava tecnicamente quase pronto para emissão.
Anteriormente, o banco central havia manifestado publicamente preocupações sobre a Libra, já que ela poderia ser atrelada ao dólar dos EUA e envolver a participação esmagadora das empresas financeiras dos EUA.
Outro concorrente de peso
A Binance também quer entrar na jogada de stablecoins e está à procura de parceria com governos e empresas de todo o mundo para desenvolver ativos digitais atrelados a moedas fiduciárias por meio de um projeto chamado ‘Venus’.
De acordo com um comunicado na segunda-feira (19), a exchange, que é uma das maiores do mundo, anunciou que o projeto tem como objetivo desenvolver moedas atreladas a moedas fiduciárias (fiat) por meio de sua blockchain pública, a Binance Chain — sistema lançado em abril deste ano.
“Uma iniciativa para desenvolver criptoativos e stablecoins atrelados a moedas fiduciárias em todo o mundo”, diz a nota.
O argumento da Binance é de que o projeto vai estimular a capacitação de países a desenvolverem novas moedas, além de ampliar o sistema internacional de transferência por meio da tecnologia blockchain.
Fonte:PortalBitcoin