Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra, sugeriu uma transformação do sistema financeiro global, substituindo o dólar dos Estados Unidos por uma moeda digital semelhante à Libra do Facebook.
Ao proferir seu discurso no simpósio anual do Federal Reserve dos EUA em Jackson Hole, Wyoming, Carney disse que uma moeda digital do tipo Libra poderia substituir o dólar dos EUA como moeda de reserva mundial, reportou a Bloomberg em 23 de agosto.
Carney disse que substituir o dólar por uma moeda digital seria uma opção melhor do que permitir que seu status de reserva fosse substituído por outra moeda nacional como o renminbi da China. Ele acrescentou que uma nova “moeda hegemônica sintética” poderia ser melhor fornecida pelo setor público, por meio de uma rede de moedas digitais do banco central:
“A combinação de uma maior incerteza de política econômica, protecionismo direto e preocupações de que choques negativos adicionais não poderiam ser adequadamente compensados, porque o espaço político limitado está exacerbando o viés desinflacionário da economia global”.
Em Julho, Carney argumentou que o Libra, devido à enorme escala do projeto, deve ser praticamente perfeito desde o início para que seja lançado, dizendo:
“É bem-sucedido ou não é. Se for bem-sucedido, torna-se sistêmico, pois envolveria um número muito grande de usuários. E se você é um sistema de pagamento sistêmico, é 5-sigma. Você tem que estar o tempo todo. Você não pode ter problemas iniciais. Você não pode ter pessoas perdendo dinheiro com suas carteiras. ”
Em fevereiro de 2018, Carney afirmou que o Bitcoin (BTC) não pode ser considerado uma moeda legítima pelas definições tradicionais – nem como meio de troca nem como reserva de valor.
Fonte: Cointelegraph